Letramento e escrita serão foco do Mais Educação em Itabuna
A ampliação do número de escolas beneficiadas com as ações do Programa Mais Educação em Itabuna está motivando a Secretaria Municipal da Educação (SEC) a estabelecer novos mecanismos para dinamizar as atividades optativas, com foco diferenciado na melhoria das competências de leitura e escrita para os alunos das séries iniciais do Ensino Fundamental.
Na Rede Municipal de Ensino, 32 escolas estão habilitadas junto ao Ministério da Educação (MEC) para oferecer a jornada ampliada do Mais Educação, cuja proposta é aumentar a oferta educativa nas escolas públicas por meio de oficinas optativas com acompanhamento pedagógico nas áreas de meio ambiente, esporte e lazer, direitos humanos, cultura e artes, cultura digital, prevenção e promoção da saúde, educomunicação, educação científica e educação econômica.
De acordo com a secretária da Educação, Dinlava Melo do Nascimento, a pretensão da SEC é inserir a proposta de Arte-Educação como vetor de articulação do Programa Mais Educação. Ela explica que inicialmente 03 escolas irão desenvolver um projeto piloto, com o compromisso de utilizar parte dos recursos em oficinas focadas na melhoria da capacidade de escrita e letramento.
“Não iremos propor nenhuma mudança de concepção original do programa, pelo contrário, queremos que a escola tenha um olhar diferenciado para o principal foco do Mais Educação, que é a melhoria das competências de leitura e escrita para os alunos assistidos”, disse Dinalva. Ela ressalta que, além do professor-articulador selecionado pelas escolas, a SEC irá oferecer assessoria pedagógica para que haja uma maior e melhor interlocução entre a escola e a Secretaria.
Outro problema enfrentado pelas escolas que atuam com o Mais Educação, de acordo com a secretária, é a dificuldade de estabelecer parcerias com a comunidade, principalmente na concessão de espaços para a realização das oficinas. “Muitos ainda não compreendem a proposta do programa. Porém, estaremos estabelecendo diálogos com potenciais parceiros para que haja uma mudança neste sentido”, afirmou.